Confira abaixo as perguntas frequentes sobre o SENAI/TO. Se ainda assim precisar, você também pode utilizar os contatos das unidades nos estados ou enviar um e-mail.
O Senai oferta cerca de 220 cursos entre presencial e a distância que vão deste aprendizagem industrial, qualificação profissional e habilitação técnica, ofertados em 15 áreas tecnológicas: 1. Alimentos e bebidas 2. Automação 3. Automotiva 4. Construção Civil 5. Eletroeletrônica 6. Energia 7. Gestão 8. Gráfica e Editorial 9. Madeira e Mobiliário 10. Metalomecânica 11. Refrigeração e Climatização 12. Segurança no Trabalho 13. Tecnologia da Informação 14. Telecomunicações 15. Vestuário Cada unidade do SENAI oferece diferentes oportunidades de educação. Para conhecer quais os cursos da sua cidade, você deve entrar em contato diretamente com a unidade. Clique e veja os cursos que estão sendo ofertados: http://senai-to.com.br/AgendaCurso.aspx
Para matricular-se nos cursos ofertados pelo Senai, deverá dirigir-se a Unidade da sua cidade de, portando os seguintes documentos: RG, CPF, Comprovante de Endereço, Comprovante de Escolaridade e/ou outro documento que o curso exigir. Caso seja menor de idade, deverá ir acompanhado dos responsáveis.
Educação a DISTÂNCIA é uma modalidade educacional na qual a mediação didático-pedagógica nos processos de ensino e aprendizagem ocorre com a utilização de meios e tecnologias de informação e comunicação, com estudantes e professores desenvolvendo atividades educativas em lugares ou tempos diversos
São ofertados cursos de: Qualificação Profissional Habilitação Técnica Cursos de curta duração. Confira agenda dos cursos ofertados a distância no portal EAD. Clique e conheça os cursos EAD ofertados: http://www.senai-to.com.br/ead/
Para os cursos de: - Habilitação Técnica A carga horária varia de 820 horas até 1360 horas; O candidato deve ter no mínimo 16 anos; O candidato deve ter concluído ou estar matriculado no 2° ano do ensino médio; O candidato precisa ser aprovado no Processo Seletivo Online que é divulgado por meio de Edital; Tanto a inscrição quanto a realização das provas do processo seletivo são feitas via internet por meio de agendamento; As matrículas são feitas presencialmente no polo de apoio do SENAI ou via correspondência. - Qualificação profissional a distância: É necessário ter acima de 16 anos. A carga horária mínima é de 160 horas, podendo chegar a 500 horas, dependendo do curso. O candidato deve atender aos requisitos de escolaridade; O candidato interessado deve realizar sua matrícula presencialmente no polo de apoio presencial ou via correspondência. As vagas serão abertas nas unidades do SENAI Tocantins. Antes de se inscrever é importante observar a disponibilidade para participar das atividades presenciais nos dias, horário e local anunciados para cada curso.
Os cursos EAD são ofertados pagos e gratuitos. Os cursos presencias de igual modo, são ofertados agenda gratuita e paga. Escolha o curso de seu interesse e veja todas as informações sobre investimentos. Acesse: www.senai-to.com.br/ead
Fazer solicitação da 2° via na Secretaria Escolar do SENAI da sua cidade, para esse serviço existe uma taxa a ser paga no valor de R$15,00 reais, após pagamento da taxa secretária escolar tem prazo 10 dias úteis para entregar.
Nossos processos seletivos estão disponibilizados no site. Para se inscrever você deve ter acesso aos Comunicados de Processo Seletivo, e enviar o seu currículo para o e-mail informado em edital, especificando o número do processo seletivo ao qual deseja concorrer. Leia o edital na íntegra. Clique e acompanhe os editais de processo seletivo: http://senai-to.com.br/ProcessosPessoas.aspx
O programa Jovem Aprendiz do SENAI qualifica jovens, com idade entre 14 e 24 anos, contratados como aprendizes pelas indústrias. Para participar do programa é necessário já estar contratado como aprendiz. A empresa é que faz a matrícula do jovem no SENAI. Fique atento às oportunidades de contratação pelas empresas da sua cidade.
As Consultorias Especializadas do SENAI apresentam ferramentas que podem ser personalizadas de acordo com a estrutura específica de cada negócio, gerando respostas efetivas para toda a organização. Procure o SENAI mais próximo e leve as consultorias especializadas para sua empresa.
Por meio do formulário eletrônico, bastando acessar o link http://transparencia.senai-to.com.br/FaleConosco, preencher seus dados, escrever, de forma clara e objetiva, seu pedido de informação, marcar a opção “Não sou um robô” e, em seguida, clicar no botão "Enviar". Caso necessário, é possível enviar anexos junto à solicitação. Um número de protocolo, que possibilita o acompanhamento da demanda, será enviado para o e-mail que registrou no formulário eletrônico. Além do envio pelo formulário eletrônico acima descrito, você poderá enviar seu pedido de informação pelos outros canais de acesso ao Departamento Regional do SENAI: a) Presencial - recebido por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: ACSE 1 Rua de Pedestre SE 03 Lote 34-A Edifício Armando Monteiro Neto Plano Diretor Sul - Palmas - TO CEP: 77020-016 b) Telefone - recebido pela equipe de call center do Departamento Regional - (63) 3229-5770.O atendimento telefônico do Departamento Regional do SENAI funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 18h. c) Correspondência - via carta física devem ser dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Regional do SENAI, no seguinte endereço: ACSE 1 Rua de Pedestre SE 03 Lote 34-A Edifício Armando Monteiro Neto Plano Diretor Sul - Palmas - TO CEP: 77020-016. d) E-mail do SAC do Departamento Regional do SENAI - faleconoscosenai@sistemafieto.com.br ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site.
A consulta do pedido de informação é realizada por meio da ferramenta de consulta disponível no link http://transparencia.senai-to.com.br/FaleConosco/AcompanharRecorrer, Basta informar o número de protocolo no quadro “Protocolo*” e clicar em “Visualizar”. Esse procedimento também permite a consulta dos pedidos em sede de recurso.
O protocolo é enviado para o endereço de e-mail usado no momento da abertura da manifestação. Caso tenha esquecido o número o do protocolo,acesse o link http://transparencia.senai-to.com.br/FaleConosco/AcompanharRecorrer e realize a recuperação clicando em “Esqueci o Protocolo” e informe o e-mail que foi utilizado no momento da formulação do pedido inicial.
As demandas de baixa complexidade são atendidas em até 1 dia útil. As demandas de média complexidade, aquelas que exigem esforço de análise e de pesquisa, são respondidas em até 7 dias úteis. As demandas de alta complexidade, aquelas que exigem esforço maior de análise e de pesquisa, são respondidas em até 20 dias úteis. Quando o pedido de informação for de média ou de alta complexidade, o demandante receberá uma mensagem via e-mail, informando qual será seu prazo de atendimento.
Caso receba resposta do SAC negando o acesso à informação (parcial ou integralmente), com ou sem justificativa, você poderá recorrer para o responsável superior no prazo de 10 dias úteis, contado do recebimento da resposta. Se a decisão do responsável superior mantiver a posição inicial do SAC, você poderá recorrer ainda, em igual prazo, para o responsável máximo. Para recorrer basta acessar o link: http://transparencia.senai-to.com.br/FaleConosco/AcompanharRecorrer e informar o número de protocolo no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA COMPANHAR OU RECORRER”. Informado o número de protocolo (aquele enviado por e-mail no momento da apresentação do pedido inicial), abrirá um campo onde deverá escrever, de forma clara e objetiva, as razões do seu recurso. Em seguida clique no botão "Enviar".
Você deve aguardar o prazo de 30 dias úteis, contado da data do pedido de informação, e poderá apresentar, nos 10 dias úteis subsequentes, recurso, em razão da omissão, para o responsável superior. Caso o responsável superior não responda em 5 dias úteis, o sistema encaminhará, automaticamente, o recurso para o responsável máximo, que deverá decidir em igual prazo. O recurso, em razão da omissão do SAC, deve ser enviado por meio do link http://transparencia.senai-to.com.br/FaleConosco/AcompanharRecorrer e informado o número de protocolo (que foi enviado no momento da formulação do pedido inicial) no quadro “INFORME AQUI O PROTOCOLO PARA ACOMPANHAR OU RECORRER”.
Se você busca informações ou quer fazer comentários, sugestões ou reclamações sobre a utilização dos seus dados pessoais pelo Departamento Regional do SENAI, entre em contato pelos seguintes canais de acesso: Por e-mail dpo@sistemafieto.com.br Ou por correspondência pelo endereço: ACSE 1 Rua de Pedestre SE 03 Lote 34-A Edifício Armando Monteiro Neto Plano Diretor Sul - Palmas - TO CEP: 77020-016.
Para saber sobre vagas de emprego Departamento Regional do SENAI Tocantins. As vagas são divulgadas em nosso portal. http://senai-to.com.br/processospessoas.aspx
a)Atendimento por formulário eletrônico - realizado diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no linkhttp://transparencia.senai-to.com.br/FaleConosco. b)Presencial - realizado por um atendente em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: ACSE 1 Rua de Pedestre SE 03 LOTE 34-A Edifício Armando Monteiro Neto Plano Diretor Sul - Palmas-TO CEP: 77020-016. c)Telefone - realizado pela equipe de call center do Departamento Regional do SENAI - (63) 3229-5770. O atendimento telefônico do Departamento Regional do SENAI funciona de Segunda a sexta (exceto feriados) - 08h00 às 12h00 e das 14h00 às 18h00. d)Correspondência - via carta física devem ser dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Regional do SENAI, no seguinte endereço: ACSE 1 Rua de Pedestre SE 03 Lote 34-A Edifício Armando Monteiro Neto Plano Diretor Sul - Palmas - TO CEP: 77020-016. e)E-mail do SAC do Departamento Regional do SENAI - faleconoscosenai@sistemafieto.com.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site. f)Ouvidoria - Recebe e dá seguimento às manifestações que dizem respeito a elogios, críticas, sugestões, reclamações, denúncias e, no Departamento Regional do SENAI, examina, em grau de recurso, pedidos que não foram atendidos ou resolvidos pelo Serviço de Atendimento ao Cidadão – SAC. A manifestação pode ser enviada diretamente pelo cidadão, via internet, por meio do preenchimento e envio do formulário eletrônico disponível no link http://transparencia.senai-to.com.br/Ouvidoria Além do formulário eletrônico obtido no link acima, você poderá contatar a Ouvidoria do Departamento Regional do SENAI por meio de seus outros canais de acesso: g)Presencial - realizado em nossa instalação física localizada no seguinte endereço: ACSE 1 Rua de Pedestre SE 03 Lote 34-A Edifício Armando Monteiro Neto Plano Diretor Sul - Palmas - TO CEP: 77020-016. Horário de atendimento: 08h as 12h 14h às 18h. h)Telefone - realizado pela equipe de call center do Departamento Regional do SENAI Tocantins - (63)3229-5770 O atendimento telefônico do Departamento Regional do SENAI funciona de Segunda a Sexta, Horário de atendimento: 08h as 12h 14h às 18h i)Correspondência - via carta física, dirigida para o Serviço de Atendimento do Cidadão do Departamento Regional, no seguinte endereço: ACSE 1 Rua de Pedestre SE 03 Lote 34-A Edifício Armando Monteiro Neto Plano Diretor Sul - Palmas - TO CEP: 77020-016. j) E-mail da Ouvidoria do Departamento Regional do SENAI - ouvidoria@sistemafieto.com.br, ao invés de utilizar o formulário eletrônico do próprio site. Serviço de Ouvidoria trata de questões relacionadas ao Departamento Regional do SENAI Tocantins.